Quer uma marca própria de cosméticos? Inove sempre!
Oi! Tudo bem? Nos últimos posts falei sobre o mercado de marca própria de cosméticos está mudando com a chegada da geração Z ao mercado e como a Flora pode ajudar você a prosperar nas oportunidades que estão surgindo.
Esses dias eu li uma frase de Tolstói que diz “Se queres ser universal pinta a sua aldeia”. Para esse escritor russo, se queremos recomendar algo a outras pessoas, devemos primeiro contar como seguimos esse conselho em nossa própria vida.
E eu acredito muito nisso. Para podermos falar para outra pessoa que um lugar é bom, é promissor, precisamos falar como a nossa caminhada nos levou até lá. É preciso contar a nossa jornada.
Sabe qual é o conselho que eu lhe quero falar?
Inove sempre! Inove em sua empresa! Inove com um produto seu!
Não tenha medo de começar, colocar suas ideias em prática. Aprenda com aqueles que aprenderam a fazer, adapte para seu negócio e faça, depois melhore!
Eu acredito que ter uma marca própria de cosmético é o caminho que pode levar o seu negócio, a sua farmácia, o seu canal online, a crescer e prosperar. E isso vem muito da minha própria experiência.
Por isso eu quero contar como foi a minha história, que está entremeada com a história da Flora Cosmética, de construção de marcas próprias que fazem a diferença na vida das pessoas.
Eu costumo dizer que nasci dentro de uma farmácia! Quando eu nasci, os meus pais estavam começando no ramo da farmácia. Era o momento do surgimento das Farmácias Vale Verde em Londrina/PR.
Desde a adolescência eu trabalhei na farmácia da família e no laboratório de manipulação. Desde lá tive satisfação em trabalhar com a manipulação de cosméticos.
Quando chegou a hora de cursar uma faculdade de cara escolhi fazer Farmácia. Não tive dúvidas, pois queria trabalhar na área de cosméticos, na manipulação, no desenvolvimento.
Eu fiz o vestibular para a Universidade Estadual de Londrina – UEL. Eu tive que fazer o vestibular duas vezes. Na primeira vez, eu não passei direto, fiquei na lista de espera. Eu não sabia que existia lista de espera, fui chamada na Segunda Chamada e não vi a minha convocação, passou desapercebido. Acabei perdendo a vaga! Tive que fazer cursinho e passei no meu segundo vestibular. Mas quando eu coloco um objetivo na cabeça não há o que me faça mudar, eu queria estudar na UEL.
Eu cresci muito na faculdade, foi ali que descobri que eu poderia conquistar meus objetivos, comecei a estudar com amor, comecei a gostar daquilo que eu estava aprendendo. Me dei muito bem com essa questão de métodos, procedimentos, em organizar a produção de medicamentos e cosméticos.
No fim da graduação de farmácia, na época, podíamos escolher entre a especialização em Bioquímica ou em Indústria. Eu fiquei em dúvida o que escolher, a bioquímica era um ramo muito consagrado na UEL e a especialização em indústria estava apenas começando da Universidade. Mas segui minha intuição e escolhi a especialização em Indústria. E foi onde realmente eu me descobri.
No último ano da faculdade eu fiz estágio em uma indústria de medicamentos em São Paulo, na parte de desenvolvimento farmacotécnico. Para conseguir estágio me inscrevi em alguns processos e contei com o relacionamento dos meus pais com indústria para entregar meu currículo.
Um episódio marcante foi quando uma indústria, que era fornecedora da Vale Verde, me chamou para entrevista. Meu pai me levou para São Paulo e ficou me esperando no carro. Ao retornar da entrevista eu estava indignada porque o gerente que me entrevistou disse que eu já estava aprovada automaticamente e que já podia escolher o setor para estagiar. Eu não quis este estágio!
Queria conseguir uma vaga por meu esforço e continuei buscando por uma oportunidade em me desenvolver por completo. Acabei participando de um processo em outra indústria e fui aprovada para a área de Desenvolvimento Farmacotécnico. Depois de seis meses voltei para Londrina, defendi o meu TCC e me formei. Assim que me formei a empresa me convidou para trabalhar lá como analista. Eu aceitei e voltei para São Paulo.
Como analista eu entrei com tudo na parte de formulação. Eu sempre tive essa afinidade com a parte de semissólidos e cosméticos, eu acabei me especializando nisso. Então, eu era a única analista lá que mexia com a parte de cremes, pomadas, xaropes.
Depois de três anos, minha família começou a me sondar para voltar, para atuar na Flora Cosmética. Eu tinha dúvidas, pois estava gostando muito do meu trabalho e crescendo na empresa. Mas meus pais precisavam da minha volta no nosso negócio e senti que era hora de estar na Flora Cosmética.
Voltando para casa e entrando na Flora comecei a atuar na parte técnica, no desenvolvimento. Nessa hora comecei a inovar, usei tudo que aprendi nas grandes indústrias e implantei fichas de produção, procedimentos e tudo que otimizasse a produção.
Na época, Flora tinha outra farmacêutica que atuava na produção. Assim, pude ir gradualmente atuando em outras frentes. E foi assim que comecei a atuar no marketing.
Logo me vi indo visitar clientes nas cidades pequenas da região. Ia em supermercados pequenos de vila, ficava esperando horas para ser atendida e apresentar os nossos produtos. Aos poucos fui aprendendo a vender, a conversar e entender o cliente. Foi um período de grandes aprendizados.
Ainda quando estava em São Paulo fiz uma pós-graduação na USP em Administração Industrial e quando retornei a Londrina um MBA em Marketing na FGV. A partir daí, tecnicamente embasada, era o momento de inovar em custos! Remodelei, nos meses seguintes, toda a precificação dos produtos.
Eu levei esta filosofia de inovação contínua para outra empresa do grupo: a Farmácias Vale Verde. Ao mesmo tempo que cuidava da Flora, assumi funções executivas nessa empresa, começando pelo setor de compras, avançando na criação de métodos, indicadores e precificação. Trabalhei para modernizar a gestão, mudamos o sistema, ferramentas de gestão, implementamos todos os conceitos que eu via muito na indústria, mas no varejo a gente não via muito, como estoque de segurança, estoque máximo, cobertura de estoque, índice de faltas. Então trabalhei para implementar tudo isso.
No começo teve resistência, porque o varejo está muito acostumado com apagar incêndio. E eu vim com uma mentalidade de organização que todo mundo refutava, de querer fazer planejamento, diziam que “vai quebrar a empresa”, que “isso aqui não dá, aqui é tudo rápido, tem que ser para ontem”. Então, assim, foi muito difícil no começo, mas aos poucos, conforme a gente foi mostrando o resultado do trabalho da equipe, a empresa foi se adaptando ao modelo, a gente foi ganhando também essa confiança.
Atualmente, após 15 anos mais voltada para os negócios de varejo onde aprendi tudo que sei sobre marca própria, estou envolvendo mais na minha especialidade, na qual foquei a minha carreira, que é a pesquisa e desenvolvimento de produtos – P&D. Os produtos da Flora Cosmética, sobre os quais já pudemos conversar em outros posts, como o B de Bebê - Dermolavan, o Selenium e a linha Dermohealth são produtos da inovação contínua da Flora em cosméticos de marca própria.
A Flora foi crescendo junto com a minha carreira, eu era uma recém-formada e a Flora estava começando. Ela era uma empresa que atendia apenas a Vale Verde, a rede de farmácia da minha família. Aos poucos, fomos crescendo, focando na terceirização, na criação de marcas próprias para outras farmácias e negócios.
Esse é o nosso know-how, meu e da Flora Cosmética: inovação contínua, em produtos e processos.
E foi assim que fomos criando marcas, novas linhas de produtos, principalmente para redes de farmácia. A inovação em marcas próprias foram nos levando a ampliação do leque de clientes e ao crescendo do volume de negócios.
Tudo que aprendi em minha trajetória, e que fazem parte da Flora Cosmética também, como o valor da profissionalização, da criação de processos, procedimentos, a busca por padrões de qualidade foram as bases que nos trouxeram aqui.
E é isso que quero lhe recomendar: Inove sempre! Inove em sua empresa! Inove com um produto seu!
Você está pronto(a) para inovar com uma marca própria de cosméticos? Vamos conversar!
Se você sente que chegou o momento de inovar e ter uma marca sua se cosméticos, me manda uma mensagem WhatsApp abaixo 👇
Terei a maior satisfação em conversar e pensarmos juntos como dar esse importante passo no crescimento do seu negócio.
Abraços e muito sucesso!