Vai mergulhar no Mercado de Marcas Próprias em 2024? Veja as 10 tendências que vão impactar seu negócio (a 11ª é bônus e é a mais importante). Parte 1.
Olá! Tudo bem?
Sempre apresento para você estratégias e soluções que a Flora Cosmética tem a oferecer em marca própria de cosmético. Mas hoje queria falar sobre o panorama geral do mercado de cosméticos, para que você fique atento para as macrotendências do nosso mercado.
Pensar sobre as macrotendências no mundo dos cosméticos é entender que forças estão moldando esse mercado e que soluções e caminhos precisamos construir para prosperar nesse cenário.
Eu li um relatório muito interessante do SEBRAE, chama Macrotendências 2023-2024: beleza e bem-estar. Deixo o link dele aqui para quem tiver interesse. Mas vou te apresentar os pontos mais importantes por aqui.
Para você que está montando a sua marca própria de cosméticos é importante compreender o que está acontecendo nesse mercado que estamos inseridos e como podemos liderar essa transformação.
Criar uma marca própria de cosméticos é um dos caminhos mais responsivos a essas transformações, como você poderá ver em cada macrotendência.
Muitas dessas transformações são desafiadores, principalmente para o varejo de beleza, mas é possível, com o uso estratégico de marcas próprias, dentre outras iniciativas, preparar seu negócio para a transformação das macrotendências.
Esse conteúdo é estratégico e o post é longo, por isso vou dividir ele em duas partes, ok? Você tem acesso a segunda parte aqui.
Macrotendência 1 - Atributos Orgânicos e Naturais
O mercado da beleza está mudando, com novos conceitos emergindo, especialmente aqueles relacionados com a forma de como os cosméticos são produzidos e testados. Os novos produtos estão sendo associados, desde sua concepção até a venda, a conceitos como veganos ou com apelos naturais.
Suas composições são marcadas por ausências, isto é, são compostos na ausência de componentes rejeitados pelos consumidores, como os parabenos.
As pessoas estão lendo mais os rótulos. Por isso os rótulos das embalagens estão mudando. Chamadas fortes que comunicam que o produto está livre de determinados componentes, principalmente os elementos que têm alta rejeição junto ao consumidor, são uma forte tendência.
Para o novo consumidor os cosméticos de marca própria precisam ser produzidos sem estes componentes negativos, com rótulos que informem claramente o que ele quer saber. Sua composição deve ser natural e orgânica.
A Flora pode lhe ajudar a desenvolver um produto de beleza que se integre a essa macrotendência.
Macrotendência 2 – Experimentação Digital
As relações de compra e venda estão migrando para o digital. É crescente o uso de consultores de beleza para intermediarem a venda online combinada com a venda social.
O consumidor busca, tanto no meio físico como online, por alguém que seja um vetor de confiabilidade e que possa relatar a experimentação do consumo do produto. Nesse contexto emerge a relevância dos indivíduos que, com seus atributos comunicacionais, possam apoiar a experiência de compra.
Ao mesmo tempo este consumidor busca comprar diretamente de quem representa a marca, sem intermediação. A combinação desses elementos leva a necessidade da emergência de pessoas que, ao representar a marca, possam relatar a experiência e o uso dos produtos. São como a faceta humana e personalizada da marca e do produto.
Macrotendência 3 – A Força do E-commerce
O e-commerce emerge como um dos grandes canais pós-pandemia, sendo uma das estratégias para os negócios de beleza alcançarem mercados mais amplos. Os produtos encontrados em lojas físicas precisam ser ofertados, com a mesma experiência e presteza, no ambiente virtual.
O varejo de beleza que não tenha uma representação virtual é visto por este consumidor com desconfiança, dando a sensação de incompletude ou obsolescência.
Macrotendência 4 - O uso da personalização
O consumidor está buscando formas de encontrar e selecionar produtos que sejam compatíveis e aderentes às suas necessidades singulares e personalizadas. Utiliza, cada vez mais, de instrumentos lúdicos e virtuais, como quizzes e testes, para identificar qual produto lhe atende em suas particularidades etárias, geracionais, étnicas e de gênero.
Deseja que as embalagens, assim como sua experiência de compra, reflitam essa personalização, fazendo-o se sentir autêntico e especial.
Macrotendência 5 – A venda social
As redes sociais fazem parte da forma como o consumidor compra. É por meio de plataformas como o Tik Tok, YouTube e Instagram que é buscada interação e recomendação pessoal de compra.
Os consumidores buscam autenticidade e credibilidade de Key Opinion Leaders – Formadores de Opinião. São os influenciadores que determinam, em grande medida, o que é tendência, o que é desejado naquele momento.
As Macrotendências vão impactar como fazermos negócios com marcas próprias
Já deu para ver o impacto que as macrotendências vão ter no varejo de beleza e as transformações que vão causar no dia a dia dos negócios.
Elas transformam tudo, mas criam enormes oportunidades para o líder pronto para ousar e inovar.
Dá uma olhada na parte 2 desse artigo 👉 aqui.
Se quiser conversar sobre o seu projeto, clica no botão do WhatsApp abaixo 👇 que será uma satisfação contribuir para você ter uma marca própria de cosméticos.
Sucesso em sua jornada!