Selenium: um shampoo de marca própria que nasceu no balcão da farmácia
Olá! Hoje queria falar com você sobre um produto muito promissor de marca própria de cosmético para sua farmácia: o shampoo Selenium. Ele é um exemplo de como uma necessidade do cliente no balcão da farmácia pode ser convertido em um produto inovador de marca própria e um sucesso de vendas.
O Selenium é um shampoo anticaspa produzido há décadas na Flora Cosmética e é um dos produtos mais vendidos no mercado para o público masculino. É um produto eficaz no tratamento da caspa e seu sucesso se deve a uma combinação de fatores, incluindo sua fórmula inovadora, seu posicionamento no mercado e sua embalagem.
“Oi! Eu sou a Carolina da Flora, head de P&D da Flora Cosmética. Criei esse blog para poder ajudar você, que está pensando em criar ou expandir a sua Linha Própria de Cosméticos e têm dúvidas de como escolher o melhor produto. Dá uma olhada nas dicas que deixei para você aqui. Se tiver qualquer dúvida, pode me chamar no botão do WhatsApp no fim da tela👇 . Boa leitura!”
Uma origem inovadora
O Selenium é um produto para marca própria que faz sucesso no portfólio da Flora há décadas. Sua primeira versão surgiu nos anos de 1990 para atender a necessidade de clientes que procuravam a Farmácia Vale Verde na busca de um shampoo anticaspa que fizesse efeito logo no primeiro uso e que fosse fácil de usar.
Na época, os produtos disponíveis eram medicamentos, vendidos em embalagens como os de xarope, com aplicação difícil e cheiro forte. Os produtos dos concorrentes utilizavam 2% sulfeto de selênio em suas formulações, que decantava no fundo da embalagem e era necessário agitar na hora do uso. Os clientes reclamavam desses produtos e pediam no balcão da farmácia por uma alternativa, mas esse produto ainda não existia.
A Flora desenvolveu então um produto inovador à base de sulfeto de selênio, com uma concentração mais leve a 1%, em forma de gel. Essa formulação inovadora permitiu que o shampoo pudesse ser mais eficaz com uma concentração menor, pois o selênio não decantava e se mantinha uniforme por todo o produto. Sem precisar agitar o produto, a sua aplicação se tornou muito mais prática que a dos concorrentes.
A aprovação do consumidor foi imediata! A facilidade de uso, combinada com a eficácia do produto fez com que o produto se tornasse desde então um dos mais comercializados pela Flora Cosmética.
Um produto em evolução constante
A Flora tem em seu DNA a inovação constante de seus produtos. O Selenium continuou, desde seu nascimento, sendo aperfeiçoado. Foram realizados os mais recentes testes laboratoriais no shampoo e conseguiu-se comprovar sua eficácia em eliminar a caspa.
A embalagem do Selenium foi recentemente atualizada, com um redesign retrô, remetendo a um estilo mais vintage, tendo recebido uma boa aceitação pelo público. Além disso lançamos, além da apresentação tradicional de 200ml, uma embalagem menor, com 120ml. Isso porque, muitas pessoas utilizam o produto poucas vezes e já alcançam o resultado, necessitando de menos produto. Esta pequena embalagem também está tendo bastante sucesso.
Mas por que usar o Selenium? Já não temos outros anticaspas?
O grande diferencial do Selenium está em seu princípio ativo. Enquanto os shampoos comuns, que encontramos em um supermercado, são produzidos à base de piritionato de zinco ou cetoconazol, o Selenium é feito à base de Sulfato de Selênio. Que é muito mais eficaz e já tem seu efeito nas primeiras utilizações.
Nos primeiros usos o Selênio elimina a descamação e a irritação, de forma muito superior a esses produtos existentes no mercado.
E o mais importante: ele é um produto de Marca Própria. Significa que a sua farmácia pode definir a apresentação, o rótulo, a precificação, como posicionar em sua gôndola. Ele é um produto eficaz e confiável, que pode ser moldado para atender as necessidade e expectativas dos seus consumidores.
Se você quiser saber mais sobre as vantagens de ter uma marca própria, dá uma olhada nesse artigo que preparei sobre o assunto.
Estou começando a montar o meu portfólio de marca própria agora. Vale a pena eu oferecer o Selenium?
Acredito que o Selenium é um dos principais produtos que você pode oferecer em seu portfólio. Ele é um produto funcional, com caráter dermocosmético. Quando uma pessoa vem na farmácia buscando uma solução para o incomodo com a caspa é possível prontamente oferecer essa solução.
O pessoal do atendimento na farmácia vai ter confiança para indicar o Selenium, porque é um produto que funciona, que vai resolver o problema.
É um produto para se ter logo no início de uma marca própria!
Para quem é voltado o Selenium? Quem é o seu público-alvo?
O Selenium é um produto um pouco mais caro que os anticaspas feito à base de piritionato de zinco, porque o princípio ativo dele tem valor mais elevado e é usado em uma concentração maior. Não vai custar caro como um produto de marca, importado. Nem tão barato como um anticaspa de supermercado. Ele pode vai ficar em um meio-termo.
Tanto homens como mulheres podem ter caspa, mas é um problema mais comum em homens. Por isso a roupagem, o design do produto, é voltada para o público masculino.
É um produto com sazonalidade no inverno, visto que a caspa oleosidade do couro cabeludo, e a caspa, aumentam nesse período.
Conte com a gente para criar uma Marca Própria de Cosmético
Nós temos a inovação em nosso DNA, como no exemplo do Selenium, desde a concepção do produto estamos voltados a atender as necessidades de nossas farmácias clientes e de seus consumidores.
No desenvolvimento dos produtos trabalhamos lado a lado com as farmácias, para criar produtos com benefícios percebidos na primeira utilização, como em nosso carro chefe para o público bebê, o Dermolavan.
A Flora Cosmética é uma empresa que tem uma longa experiência em apoiar pessoas e empresas que buscam desenvolver uma Marca Própria de Cosmético.
Se quiser conversar sobre os desafios que você está passando na criação de uma Marca Própria de Cosméticos me manda um WhatsApp pelo botão que está aparecendo no fim da tela👇 . Seria uma satisfação contribuir com o seu projeto.
Sucesso na sua caminhada de ter uma Marca Própria!
Carolina da Flora