Fale com a Carolina da Flora

Tendências do mercado marcas próprias de beleza para 2025 - Tecnologias e Sociedade (parte 2)

Tendências do mercado marcas próprias de beleza para 2025 - Tecnologias e Sociedade (parte 2)

Oi! Agora que já conversamos sobre os tipos de consumidores que procurarão nossas marcas próprias de beleza, queria falar com você sobre as principais tendências que irão impactar as nossas marcas de beleza em 2025.

São as principais tendências que irão guiar as necessidades e desejos dos consumidores, moldando as expectativas que eles têm sobre os nossos produtos e serviços.

Tendências são forças, resultantes das mudanças econômicas, sociais, tecnológicas e políticas, que levam tanto empresas e marcas, como os consumidores, a repensarem o modo de se fazer as coisas.

Compreender as tendências que irão afetar a sua marca própria de cosméticos em 2025 permitirá você e seu negócio se prepararem desde hoje para aproveitar ao máximo as oportunidades que estão surgindo. Este artigo é baseado nas pesquisas da WGSN - Grandes ideias 2025: beleza e Tendências de beleza 2025 América Latina: O que esperar do consumidor e do varejo.

Quais são os propulsores das tendências de 2025: Policrise e Inteligência Artificial

O mundo em que nossas marcas próprias de cosméticos e os consumidores estarão inseridos em 2025 é fruto do conjunto das crises econômicas, inflacionárias, ambientais, políticas, sociais e geopolíticas que marcaram os anos seguintes a pandemia. Há recuperação econômica e a gradual volta do otimismo, marcado, simultaneamente, com grandes desafios para cada pessoa e negócio.

O resultado das constantes crises é uma sensação de incerteza e insegurança nos consumidores. Após três anos de pandemia, estamos mais focados nos indivíduos e não no coletivo.

Como consequência, os consumidores vivem grandes desafios pessoais, em situações muitas vezes estressantes, com seu humor oscilando entre o otimismo e pessimismo muitas vezes em um mesmo dia.

A Inteligência Artificial (IA) já está fazendo parte da vida de muitos consumidores e empresas, ampliando as possibilidades cotidianas do que é possível pensar, imaginar e fazer com o auxílio da desta tecnologia.

Como consequência, os potenciais de criação e materialização da imaginação e criatividade se expandiram, modificando expectativas, necessidades e anseios, com reflexos imediatos no mercado de beleza.

Em resposta a esses dois propulsores de 2025, a Policrise e a Inteligência Artificial, quero te apresentar duas tendências identificadas pela WGSN que irão impactar nas nossas marcas próprias de beleza: Habilidades Flexíveis e Imaginação Estratégica.

Habilidades Flexíveis

Em 2025 as diversas crises aumentarão o estresse no cotidiano. O humor das pessoas estará inconstante e serão uma composição única para cada consumidor. Elementos de otimismo e pessimismo, esperança e apatia, estarão mesclados cotidianamente.

O sucesso de cada marca própria irá depender de sua habilidade em se ajustar a essas variações, oferecendo cuidado, gentileza e altruísmo, medidas pelas quais o negócio será julgado por seus consumidores.

As empresas precisarão buscar a simplicidade de seus produtos e serviços, criando produtos úteis, desejáveis e adaptáveis. O luxo estará associado menos a fama do produto e mais ao que ele pode contribuir para tornar a vida menos desafiadora.

As soluções e motivações padronizadas não atenderão mais às necessidades do consumidor, levando as marcas a pensarem em produtos voltados para indivíduos e não apenas consumidores.

A Era da Beleza Emocional

O design se torna fundamental em 2025. Os produtos devem levar em conta a emoção e o propósito, pensando no indivíduo e não no consumidor. Deve-se priorizar produtos e serviços que irão ajudar esse indivíduo a proteger e promover a sua saúde física e mental.

Em 2025, estará em evidência a relação entre a mente e a pele e isso norteará o desenvolvimento de produtos e serviços de cosméticos e beleza. O controle do estresse será um grande motivador a compra. As pessoas buscarão produtos que tenham sido pensados para rotinas de autocuidado e saúde emocional.

Novas pesquisas demonstram que os pensamentos, sentimentos e emoções, positivos ou negativos, são externalizados na pele. Um estudo feito pela Aveeno mostra que um terço dos pacientes de dermatologistas tem algum tipo de transtorno emocional. Além disso, mostra que pessoas que sofrem de acne ou rosácea tem maiores chances de ter baixa autoestima e depressão.

A Beleza como apoio para lidar com situações estressantes

Vendo essa relação entre a beleza e saúde mental, 49% dos brasileiros têm interesse em produtos que façam bem à saúde mental. Por exemplo, a Oh Well oferece uma vela de chá verde e bambu para ser usada no relaxamento durante o uso de seus produtos de autocuidado.

A empresa japonesa Tatcha, do ramo de beleza, constatou que 69% dos seus clientes tiveram burnout no ano anterior e metade se sentiam esgotados. Para apoiar seus consumidores, a empresa criou uma combinação de fórmulas relaxantes com práticas terapêuticas japonesas.

A marca Faace é comprometida em criar produtos para “quando a vida fica difícil” e lançou o hidratante Neurophroline, com um ingrediente que reduz o efeito do estresse na pele em apenas duas horas.

Na América Latina, temos o exemplo da marca Juliao Boticarios que desenvolveu o Air Mist e Roll On Air Free, produtos baseados em aromaterapia e os poderes de cura da natureza para preencher a casa com aromas calmantes.

O papel da Beleza no otimismo

Ao mesmo tempo que lidam em apoiar seus consumidores em situações estressantes, as marcas de beleza têm um papel fundamental no crescimento do otimismo por meio de produtos que melhores a aparência e o humor.

A empresa norte americana Futurewise é voltada para a Geração Z, acredita estar “trazendo o otimismo de volta a moda” por meio da prática do slugging. Já a marca mexicana LATINA criou uma linha de produtos que melhora e protege os cabelos cacheados, atendendo a ao maior número possível de estilos individuais.

Os consumidores buscarão o luxo em marcas que fazem o básico de forma excepcional, oferecendo seus produtos de forma a se adaptar às necessidades em constante mutação.

Imaginação Estratégica

Estamos vivendo um momento de mudança de qual elemento propulsiona o crescimento dos negócios. Estamos deixando a Era da Informação, na qual o conhecimento era o que movimentava a econômica, para a Era da Imaginação, na qual é a criatividade que será a principal fonte de geração de valor.

Isso muda tudo. Com as ferramentas de IA já é possível a criação de imagens e vídeos realistas com a mera descrição escrita (ou mesmo falada) do que se quer produzir. Já é possível criar mundos imersivos no metaverso. As redes sociais já são vistas pelas novas gerações, além de entretenimento, como ferramentas de pesquisa.

Estas transformações tecnológicas e sociais permitirão que as pessoas usem a criatividade de forma prática, em seu cotidiano. As empresas poderão usar estas tecnologias para incentivar o autocuidado, desenvolver produtos e alcançar uma audiência maior.

O Design Sensorial nas marcas de beleza

O impacto para as marcas de beleza é que precisaremos adotar a imaginação como parte da estratégia, usando o machine learning, o design especulativo e a inteligência artificial para melhoras os produtos e integrar às marcas próprias de cosméticos o valor da criatividade.

O design das embalagens ganhará um novo destaque. Com o uso de design multissensorial, por meio de ferramentas de IA e neurociência, será criada uma nova geração de embalagens.

Elementos como o valor sensorial da embalagem, como o som de uma borrifada e a sensação ao apertar o tubo do perfume serão levados em conta no processo de desenvolvimento.

A Byredo já aplica o design sensorial em seus cosméticos, com o uso de embalagens magnética, considerando seus produtos como “um veículo palpável de emoção.

A neurociência e a Inteligência Artificial começam a se integrar aos cosméticos

Já há aplicações da neuroquímica feitas pela The Nue Co, com sua fragrância Water Therapy. Buscou-se capturar a impressão molecular do oceano, associando ao produto sua função calmante.

A imaginação é utilizada pela Perfumehead, que cria suas fragrâncias sob uma perspectiva imaginativa e estratégica. Seus perfumes são como “filmes olfativos” com enredo, trilha sonora e protagonistas. Eles se vinculam a pessoas e lugares do imaginário popular.

Já o uso da IA pelo setor de beleza é destacado pela L'Oréal e a Maybelline (EUA), que lançaram maquiagens e penteados virtuais, em parceria com artista Evan Rochette.

A hiperpersonalização da Beleza com o uso de IA

Para 2025, será crescente o uso de filtros virtuais e testes para a experimentação de maquiagem virtualmente. Por meio de aplicativos no celular, o consumidor pode ver como aquela maquiagem ficaria em sua pele.

Outras soluções de personalização envolvem análises da cor da pele, combinada com suas características como tipo de pele, oleosidade, manchas, cicatrizes e outras marcas.

Destaca-se o aplicativo desenvolvido pela Cetaphil, que analisa a pele do consumidor e oferece os produtos mais adequados ao seu perfil.

Habilidades Flexíveis e Imaginação Estratégica, oportunidades de desenvolvimento de sua marca própria de cosméticos

As duas tendências são afetar todos os negócios no ramo de Beleza, podendo ser grandes ameaças ou oportunidades, a depender de como você se posicionar agora.

Com a Flora Cosmética podemos desenvolver juntos a sua linha de produto que leve em conta estas tendências e lhe prepare para crescer a sua marca.

Quer conversar? Eu gostaria muito de ouvir os planos que você tem para a sua marca próprias de cosméticos. Se quiser, clica no botão de WhatsApp abaixo 👇 e iniciamos o seu projeto.