Como os seus produtos de beleza de marca própria serão consumidos nos próximos anos?
Olá! Tudo bem? Na Flora Cosmética estamos na época de organizar o planejamento dos novos produtos de marca própria. É a hora que temos que parar um pouco e pensarmos sobre como os nossos produtos de beleza e cosméticos serão consumidos nos próximos anos.
Já conversamos em outros posts sobre as tendências do mercado de beleza para 2025. Neles eu detalho como são os perfis dos consumidores, as tecnologias e as cores e paletas que vão influenciar o ano que vai chegar. Eles te permitem entender quais são as tendências que vão influenciar o nosso consumidor em curto prazo.
Mas como isso influencia como os nossos produtos serão consumidos? O que muda? Temos que mudar a forma como ofertamos os nossos produtos? É sobre isso que eu quero conversar com você.
Existem duas coisas que temos que ter em mente quando pensamos como os nossos produtos de marca própria vão ser consumidos nos próximos anos: Crononormatividade e Micro Realizações.
A Crononormatividade é sobre como lidamos com as expectativas sociais que temos que atingir alguns marcos na vida em uma idade específica, como o momento tido como certo para se casar, ter filhos, fazer uma faculdade ou ter sucesso profissional.
As Micro Realizações são as pequenas conquistas, as pequenas alegrias que podemos ter em nosso dia a dia que ocorrem independentemente dos marcos de vida tradicionais.
Este post é baseado nas pesquisas feitas pela WGSN para 2026, “O poder das pequenas conquistas” e “Ressignificando os ciclos de vendas tradicionais e os calendários de varejo”, bem como outros estudos complementares.
Boa leitura! Espero que goste!
O que é a Crononormatividade?
Crononormatividade se refere a forma como as nossas experiências de vida são moldadas pelas opiniões, experiências e julgamentos de outras pessoas para seguirem os padrões pré-estabelecidos ao longo do tempo, atendendo regras sociais de como devemos usar o nosso tempo e viver as nossas vidas.
A Crononormatividade é o modelo socialmente posto sobre qual é a trajetória de vida “normal” para cada pessoa seguir. É a visão de que há um único momento na vida e única idade certa para estudar, escolher uma profissão, namorar, casar, comprar um imóvel, ter filhos e demais marcos importantes da vida.
É esperado, por exemplo, na Crononormatividade tradicional, que um jovem tire a habilitação para dirigir assim que complete 18 anos. Se uma pessoa não se habilitar para dirigir nessa idade, mas decida fazer isso com 50 anos, por exemplo, causa surpresa e até estranhamento.
No universo feminino, a Crononormatividade tradicional aparece como o checklist de conquistas que surge nos almoços familiares e demais eventos sociais, em que há a disputa entre o que as gerações mais velhas esperam da jovem, o que os amigos e parceiros esperam que ela faça para que seja aceita. Na vida adulta, chega ao máximo a expectativa do pleno cumprimento desse checklist.
Esse estranhamento com a construção de modelos próprios de como viver sua própria narrativa de vida podem aparecer em perguntas como “quando você vai se casar?”, “quando vão ter o próximo filho?”, “você não está velho demais para mudar de profissão?”.
Na ótica da Crononormatividade tradicional, os produtos de saúde e beleza devem ser produzidos pensando apenas na idade do consumidor, pois seria facilmente definível, por exemplo, como uma mulher de 60 anos viveria, como seria seu trabalho, sua estrutura familiar e sua rotina. As necessidades são vistas como padronizadas, pois os modos de vida são padronizados por sexo e idade. Não há espaço, na Crononormatividade tradicional, para se pensar que essa mulher de 60 anos poderia viver de forma muito inesperada para o seu sexo e grupo etário.
Essa Crononormatividade também aparece na convicção de que existe uma forma certa de como usamos o nosso tempo em nosso cotidiano. No modelo tradicional, é esperado que as pessoas trabalhem 8 horas por dia, cinco dias por semana, em horário diurno, sendo os finais de semana reservados para descanso e tempo com a família. Mas para muitas pessoas esse modelo de trabalho não é mais possível ou desejado. As rotinas de autocuidado em saúde e beleza estariam, nessas condições, limitadas temporalmente às primeiras horas da manhã ou a noite.
Novas Crononormatividades e os desafios das marcas próprias de beleza
As mudanças sociais, como detalhadas nos posts anteriores, tornam cada vez mais difícil, e menos desejável, a existência de uma única Crononormatividade, como uma única forma certa de se usar o tempo no cotidiano e em nossas vidas.
Marcos tradicionais, mesmo quando buscados e desejados estão cada vez mais difíceis para as pessoas alcançarem, pois exigem uma estabilidade de renda, de trabalho e de relacionamentos que já não é mais possível manter.
Estes marcos tradicionais de vida, em decorrência do aumento do custo de vida e demais desafios econômicos e sociais, estão se transformando e ganhando um novo significado. Estas mudanças criam novos desafios e oportunidades no mercado de marcas próprias de cosméticos e beleza.
Com as Novas Crononormatividades, nossos produtos de marca própria precisam considerar que há pessoas que trabalham em horário noturno, horários alternados de dia e noite, que trabalham de casa. O ritmo de trabalho pode ser variado, com dias sem demanda e dias de alta demanda. Novas formas e ritmos de trabalho exigem novas soluções de beleza e saúde.
Os produtos poderão agrupar seus consumidores não apenas pelo critério etário, sexo e renda, mas também pelos desafios e modos de vida que cada grupo de usuários passa ao estabelecer Novas Crononormatividades.
As Novas Crononormatividades e os papéis sociais
Com cada vez mais pessoas saindo dos estereótipos e cronogramas de vida antiquados, as marcas terão o desafio de redesenhar seus produtos, migrando do atendimento apenas de necessidades para idades específicas, buscando atender as necessidades coletivas, com maior inclusão e mostrando que a idade é apenas um número.
Os relacionamentos também estão mudando, com os consumidores buscando novos marcos nesses relacionamentos além dos tradicionalmente estabelecidos. Esse fenômeno afeta o mundo todo, tendo o termo em inglês “situationship” (união romântica não oficial, viver um relacionamento amoroso sem chamar isso de relacionamento amoroso) entrado na disputa da Palavra do Ano do Dicionário Oxford em 2023.
Esta mudança na forma como os relacionamentos românticos são estabelecidos e mantidos abrem oportunidades para marcas e produtos que desenvolvam comunicações específicas para esses momentos.
São exemplos dessa mudança o ocorrido no último Valentines Day (Dia dos Namorados nos Estados Unidos e outros países) em que a Pizza Hut apoio as pessoas que estavam terminando relacionamentos amorosos naquele período, criando embalagens e mensagens personalizadas para aliviar a dor do fim de relacionamento dos consumidores que comprassem suas pizzas Hot Honey. Outro exemplo é a marca Sweethearts Candies que lançou o produto Situationship Boxes, produto de edição limitada que se esgotou em menos de cinco minutos.
Mas o que a mudança na Crononormatividade afeta a minha Marca Própria de Cosméticos e Beleza?
A mudança na Crononormatividade causa mudanças na forma de fidelização das novas gerações de consumidores. Para 40% dos consumidores globais, as marcas devem contribuir para tornar o mundo um lugar melhor para se viver, se ajustando e apoiando os consumidores nessas transformações.
O surgimento de novas formas de se pensar e viver os marcos temporais na vida de cada consumidor abre desafios e oportunidades para o desenvolvimento de produtos e comunicações orientadas para esse público. Cada novo marco de vida, emergente destas mudanças, permite uma nova oportunidade de fidelização do consumidor.
Cada mudança crononormativa pode oportunizar o surgimento de novos produtos, para atender aquele grupo. Os nossos novos produtos precisam levar em conta essas transformações nas vidas de nossos consumidores.
E nesse contexto que surgem as Micro Realizações.
O que são Micro Realizações?
As Micro Realizações, ou minorstones em inglês, são as pequenas conquistas, as microalegrias que as pessoas buscam alcançar em seu dia a dia. Ao se afastarem das conquistas tradicionais Crononormativas, as pessoas buscam a celebração de pequenas conquistas, como o aniversário do seu pet, o pagamento de uma dívida, a compra de uma decoração nova ou o fim de um relacionamento tóxico.
As Micro Realizações são realizações pequenas, singelas, mais alcançáveis que as Grandes Realizações padrão, como a compra de um imóvel ou terminar uma faculdade. Podem ser realizações financeiras, de estilo de vida ou objetivos pessoais.
Trata-se de comemorar o que a vida dá para cada um. É encontrar uma comunidade que reconheça a importância dessas realizações na vida da pessoa, por mais singelas que pareçam a primeira vista.
Surgem assim novas oportunidades das marcas apoiarem estas celebrações emergentes, que antes eram consideradas estranhas, ou como tabus. Para cada Micro Realização é possível engajar esse consumidor de forma incremental.
Por exemplo, a DBS Bank, empresa de Hong Kong, estimulou seus clientes a celebrarem pequenos momentos de alegria, como passear com a família com roupas iguais, ou brincar com o gato.
Quais são as vantagens de sua Marca Própria de Cosméticos apoiar as Micro Realizações de seus clientes?
Apoiar as Micro Realizações poderá ampliar em muito o Valor da Vida Útil do Cliente (Customer Lifetime Value). Individualmente o impacto pode parecer pequeno, mas o impacto coletivo na base de clientes por gerar ganhos contínuos.
Por exemplo, a floricultura Bloom & Wild afirma que as ocasiões de Micro Realizações são uma das 5 principais razões de envio de flores.
As Micro Realizações ocorrem mais vezes que as Grandes Realizações. Na vida do consumidor há mais aniversários de Pet do que compras de um apartamento. Estas Micro Realizações tendem ocorrer de forma repetida no ano e oferecem a chance da marca poder se conectar com seus consumidores.
Um exemplo divertido de marketing baseado em Micro Realizações foi a ação da Britannia, que lançou uma campanha chamada Banco das Pequenas Conquistas (Bank of Small Wins), convidando os consumidores a comemorarem a pequena alegria de encontrar dinheiro perdido em seus bolsos. A marca criou o seu próprio dinheiro, distribuído em pequenas notas, colocadas em bolsos de calças, pijamas, bolsas, tudo que possuísse um bolso. Essas notas podiam ser trocadas por brindes de cashback. Como resultado a marca atraiu grande atenção, resultando em um aumento de 11% em suas vendas.
Outro exemplo é a Drop of Yellow, que em sua campanha mostrou, com a produção de um filme curto, como uma ação simples como estimular o consumidor a pintar e decorar um ventilador pode ser uma ação que traz alegria a vida das pessoas.
As campanhas baseadas em Micro Realizações permitem focar em decisões de compra imediatas e criam um toque pessoal, conectando o consumidor a marca e aumentando sua ligação emocional. A marca se torna, assim mais aceita e autêntica aos consumidores, aumentando as vendas.
Esta estratégia de comunicação, baseada em Micro Realizações, pode ser aplicada por marcas grandes, mas também pelas pequenas e locais, visto que seu custo é menor e não necessita de muitos colaboradores.
Como sua marca própria de beleza pode apoiar as comemorações de Micro Realizações?
· Seja uma fonte de inspiração. A vida de todo mundo é corrida. Sua marca pode ajudar a lembrar de dar um presente de aniversário de casamento uma vez ao ano. Pode estimular a dar presentes espontâneos em dias comemorativos de profissões, por exemplo. Seus canais de comunicação podem inspirar os consumidores com sugestões de comemorações de Micro Realizações, no Instagram, site e outros canais.
· Faça presentes irresistíveis (A Flora Cosmética pode de ajudar nisso). Prepare produtos de marca própria com embalagem, nome e detalhes que contribuam com o processo de comprar, presentear e comemorar. Estes produtos de marca própria, especiais para presentear, podem ser produzidos com muito estilo e cuidado pela Flora Cosmética.
· Faça ser simples presentear. O ato de presentear deve ser o mais simples, sem dificuldade, especialmente por se tratar de compras não-essenciais. Veja e reveja seu processo de venda para que possa ser o mais fluido possível.
Que tal criarmos juntos produtos de beleza únicos que promovam as Micro Realizações?
Eu quero muito ouvir as suas ideias para a criação da sua linha própria de cosméticos! Acho que se pensarmos juntos podemos criar produtos que possam celebrar as Micro Realizações dos seus consumidores.
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Abraços e muito sucesso!